Coordenador : Fernanda Serpa Cardoso
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389515.2201.300161.18022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo - ação de extensão: alunos da Educação Básica que encontram-se em situação de vulnerabilidade econômica e social oriundos de escolas públicas de Niterói e da Associação Assistencial, Educacional e Cultural Casa do João. Público Interno - ação de ensino e pesquisa: espera-se a adesão de, em torno, 20 alunos da graduação como também 5 alunos da pós graduação.
Local de atuação: Espaço da Escola de Inclusão UFF - bloco P - Gragoatá e Associação Assistencial, Educacional e Cultural Casa do João.
Objetivo
GERAL: Proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio, que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social, da cidade Niterói, a identificação de seus talentos e oferecer o suporte pedagógico para o desenvolvimento dos mesmos. ESPECÍFICOS: - Proporcionar aos alunos oriundos de escolas públicas de Niterói e os atendidos pela Associação Casa do João a oportunidade de uma avaliação psicológica para o diagnóstico de comportamento superdotado. - Encaminhar os alunos identificados com comportamento superdotado para o grupo DIECI UFF que faz atendimento específico para esse público. - Auxiliar no apoio escolar na Associação Casa do João de forma a resgatar conteúdos bases, cuja ausência durante o processo de pandemia, prejudicam o avanço dos alunos. - Ofertar oficinas pedagógicas para os alunos da Associação Casa do João como forma de fomentar o desenvolvimento dos diversos talentos entre os atendidos.
Resumo
Em estudo realizado pelo UNICEF intitulado Pobreza na Infância e na Adolescência, foi apontado que as privações a direitos básicos como educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil impactam na vida de mais de 60% de crianças e jovens de zero a 18 anos no Brasil. Essa análise traz informações graves no que diz respeito à condição de vida dessa faixa etária e os números apontados provocam a necessidade de identificar aspectos importantes a serem considerados em estudos que tratam dos grupos sociais em vulnerabilidade. Importante ressaltar que tais aspectos corroboram para que potenciais talentos dessas crianças e jovens não sejam reconhecidos e/ou estimulados, uma vez que as condições precárias a que são submetidas reforçam ainda mais sua invisibilidade. Para além do não desenvolvimento cognitivo das diferentes inteligências das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, é comum a defasagem idade/série escolar culminando com o abandono da escola. Desta forma, as atividades do projeto propõem realizar avaliações que identifiquem crianças e adolescentes com comportamento superdotado em escolas públicas e na Associação Assistencial, Educacional e Cultural Casa do João, que atende crianças e jovens oriundos de várias comunidades carentes de Niterói. Após as avaliações, que serão realizadas no espaço Escola de Inclusão da UFF, os alunos identificados com comportamento superdotado serão encaminhados para o programa de atendimento do grupo DIECI UFF. Além disso, serão realizadas atividades de reforço escolar na Associação Casa do João com o intuito de diminuir a defasagem de conteúdos apresentados pelos alunos assistidos.